o projeto


mel e jasmim

Sejam bem-vindos ao nosso blog!


mel e jasmim não é um projeto novo. Começou pelo prazer de brincar com materiais diversos nos tempos livres e, mais tarde, essa vontade fez-nos criar interessantes e mimosas peças decorativas.


Inicialmente, a ideia era levada a cabo por uma só pessoa (♥ a mãe) com formação em Artes Decorativas nas técnicas de decoupage, bubble paint, vitral, vidro frio, craquelê, pintura em cerâmica, pintura em marfinite, entre outras. Em 2005, o projeto era conhecido, por amigos e família, pelo nome Artimanhas. As fotografias das peças passavam de mão-em-mão, através de um catálogo caseiro.



Mais tarde, surgiu a ideia de outra pessoa (a filha ♥) se associar a este projeto artesanal. Às ideias e técnicas anteriormente experimentadas, juntaram-se então a pintura em tecido, a costura, trabalhos em lã e feltro, scrapbooking, crochet e bijutaria. Em 2007 - quando o nosso nome mudou para Azuis do peixe-gato - as encomendas e a procura pelas nossas peças cresceram consideravelmente, de tal modo que começamos também a focar o nosso trabalho na criação de peças utilitárias, que incluem desde acessórios a artigos de papelaria.



Assim, incentivadas pela família e clientes, resolvemos dar a conhecer este projeto ao maior número possível de pessoas, pelo prazer que nos dá criar e partilhar peças exclusivas e especiais e vê-las serem admiradas e gentilmente comentadas.


mel e jasmim nasceu assim da cumplicidade entre mãe e filha e do interesse comum pelas artes decorativas. Os tecidos, as rendas e os botões são a ferramenta base do conceito: a produção de peças singulares que refletem tudo o que é feminino, delicado e romântico. 

mel e jasmim é, na sua essência, um ateliê de artigos feitos à mão que se adaptam aos estilos vintage, kitsch e country. Este projeto recolhe inspiração na imagem de tempos passados, do “velho com história”, transformando o ateliê num sótão antigo, onde se aloja a criatividade e o aconchego de um chá de mel e jasmim.

Esperamos que gostem!

Fátima e Mafalda